Porto Seguro
Porto Seguro
Compartilhar:

O município de Porto Seguro tem atrativos capazes de atender a todos os segmentos da atividade turística: sol & praia, aventura e ecoturismo, turismo de negócios, festas e eventos, etc. Uma coisa em especial, porém, desperta a curiosidade e o interesse de todos os visitantes: o turismo histórico e cultural.

E não é pra menos! O Centro Histórico de Porto Seguro, localizado na Cidade Histórica, é uma opção de passeio imperdível e leva o visitante a uma viagem às origens do nosso País. É possível, através da contemplação do casario remanescente, voltar ao período do Descobrimento, quando Pedro Álvares Cabral desembarcou em terras tupiniquins.

A Cidade Histórica é o primeiro núcleo habitacional do Brasil. O local abriga imponentes prédios e peças muito valiosas do século XVI, e possui uma geografia privilegiada que faz do espaço um verdadeiro museu natural a céu aberto. Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1973 como Patrimônio Histórico Nacional, e reconhecido pela UNESCO no ano 2000 como Patrimônio Natural da Humanidade, é, obviamente, um lugar único, cuja visita é obrigatória.

Merecem destaque: o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal junto com as caravelas da frota de Cabral; a Igreja Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, com sua torre em louça de Macau, e que possui em seu interior imagens sacras dos séculos XVI e XVII; a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, que guarda a imagem do Nosso Senhor dos Passos; a Igreja de São Benedito, construída pelos jesuítas e que ao lado guarda as ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil; e a Casa da Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro.

Além dessa ?volta ao passado?, uma vista panorâmica de todo o litoral norte de Porto Seguro se abre diante dos olhos deslumbrados de todos os turistas. Um cenário de beleza indescritível, que cativou nossos primeiros turistas em abril de 1500, e que continua a atrair milhares de visitantes que, ao contrário de Pero Vaz de Caminha, não encontram palavras para descrever o espetáculo. Mas isso não importa, o que importa mesmo é que você possa contar sua própria história depois de apreciar esta terra abençoada onde nasceu o Brasil!