Porto Seguro

Premiação de projetos culturais marca aniversário de 127 anos de Porto Seguro

03/07/2018

Destino conhecido pelas belíssimas praias e excelente infraestrutura turística, Porto Seguro aposta na valorização da História e Cultura como diferenciais competitivos. Fortalecendo ainda mais esse cenário, foi realizado, neste sábado, 30 de junho, no Museu de Porto Seguro, na Cidade Histórica, a premiação dos 15 projetos contemplados no edital Porto Cultural.

A ação fez parte da programação cultural de comemoração aos 127 anos de elevação de Porto Seguro de vila a município. Houve também o lançamento do livro "Porto Seguro ? História de uma Esquecida Capitania", do escritor Roberto Martins, além de exposição e apresentações culturais.

Para a entrega do prêmio, estiveram presentes a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, o vereador Abimael Ferraz, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Richard Alves e o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Porto Seguro, Robenildo Bonfim, e o vice-presidente do Conselho de Turismo, Heitor Siqueira. A cerimônia também contou com performances de dança e canto do projeto Do canto para a Descoberta e do Coral Clave de Sol e apresentações do Abaquetada e Bamups.

Suzana Lima, cantora e representante do grupo Abaquetada, um dos projetos contemplados, falou sobre a importância do edital para a projeção do grupo, que trabalha no o resgate da cultura afro brasileira originalmente baiana. "Ser contemplada é uma grande oportunidade para o grupo. Trabalharemos no aprimoramento através da aquisição de novos instrumentos musicais" explica. Suzana ainda completa "editais como esse são muito valiosos para a valorização da cultura local".

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Richard Alves, é muito gratificante ver o resultado de um trabalho desenvolvido com tanto cuidado e afinco à cultura municipal. "O edital Porto Cultural foi feito para tentarmos suprir parte das demandas existentes na área. Com o sucesso dessa primeira experiência, continuaremos desenvolvendo ações para fomentar a área artístico-cultural em Porto Seguro", comenta Richard.