Porto Seguro

Dirigentes de blocos culturais carnavalescos se reúnem na SECTUR

15/02/2019

A sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro - SECTUR recebeu, na tarde dessa quinta-feira (14), representantes dos blocos culturais carnavalescos e dos órgãos municipais e estaduais competentes para a realização do carnaval cultural de Porto Seguro.

O superintendente de Cultura de Porto Seguro Eráclito Santana apresentou a programação dos blocos, contemplando datas, horários e percursos de cada bloco, além de frisar a necessidade de estarem regularizados dentro dos aspectos legais, com as devidas licenças e autorizações. "A responsabilidade e organização do carnaval de rua é um trabalho conjunto entre o poder público e os dirigentes dos blocos. É fundamental mantermos uma boa organização para que todos possam curtir o carnaval com segurança", explica Eráclito.

O secretário municipal de Cultura e Turismo Paulo Cesar Magalhães falou sobre o trabalho sistemático que vem sendo realizado para mudar a realidade do carnaval de Porto Seguro. "Já há alguns anos que nos empenhamos para trazer as famílias para pular o carnaval conosco e temos percebido que esse cenário já está mudando" explica Paulo Cesar. "Queremos deixar como legado um carnaval familiar, para todas as idades, realizado pela comunidade para a comunidade", acrescenta o superintendente Eráclito.

Após apresentação foram esclarecidas dúvidas e questionamentos dos presentes.

Valorização do Carnaval Cultural

Para este ano, foi aprovado pela prefeita Cláudia Oliveira, a liberação de 160 mil reais para apoio aos blocos culturais contemplados através do edital cultural. Serão 20 prêmios de 5 mil reais e 20 prêmios de 3 mil reais, configurando um aumento de 220% de recursos destinados ao carnaval cultural comparado  à 2018.

"Temos constatado o crescimento do carnaval cultural e queremos sempre valorizar o que é fruto da nossa cidade para que possamos continuar comemorando o carnaval cada ano com mais alegria e mais adeptos", comenta Cláudia.

Homenagem à Maria Boneca

A Casa da Lenha receberá exposição em homenagem à Maria Boneca, cidadã atuante no cenário cultural de Porto Seguro e responsável pelo famoso bloco carnavalesco Fantástico, falecida em setembro de 2018. A abertura será no dia 23 de fevereiro, junto à entrega da chave da cidade ao rei Momo, realizada pela prefeita Cláudia Oliveira.