Porto Seguro

Empresários do trade prestam homenagem ao secretário Beto

07/06/2017

Durante o II Seminário de Inovação e Competitividade no Turismo, realizado na última sexta-feira, 11, no auditório do SENAC, vários empresários do trade local prestaram uma homenagem ao secretário de Cultura e Turismo, Humberto Nascimento (Beto Axé Moi). A honraria aconteceu por meio da leitura de uma carta assinada (segue na íntegra logo abaixo) por várias entidades, feita por Carlos Eduardo Régis Bittencourt, o Calé, e com a entrega de um box de acrílico com as novas identidades turísticas de Porto Seguro.

O secretário Beto se emocionou com a homenagem. "Confesso que fiquei surpreso com a homenagem, principalmente que veio de importantes entidades ligadas ao trade turístico. Este reconhecimento é fundamental. Espero que possamos continuar estas parcerias de forma ainda mais intensa para o desenvolvimento das ações para 2016".

As principais entidades do trade portossegurense que fizeram a homenagem foram: Acordo Mucugê, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Comercial de Porto Seguro (ACEPS), Associação de Guias de Turismo da Costa do Descobrimento (AGTUR), Câmara de Vereadores de Porto Seguro, CDL - Porto Seguro, Porto Seguro Convention & Visitor's Bureau, SEBRAE, SENAC, SINART, SINDHESUL, SINTHOTESB, Sindicatos dos Taxistas de Porto Seguro e Sociedade Amigos de Trancos (SAT).

Confira na íntegra o texto em homenagem ao secretário:


Prezado Secretário Humberto Nascimento,

Costumamos dizer que Porto Seguro foi o primeiro destino turístico do Brasil, pois aprendeu a receber visitantes há mais de cinco séculos, quando as caravelas de Cabral aqui aportaram. Apesar disso, e em que pese o nosso fabuloso acervo natural, o turismo tem sido muito bem aproveitado na sua gestão, pois está promovendo uma verdadeira revolução na forma como o mesmo tem sido trabalhado. Somado ao legado deixado por todo o competente trabalho desenvolvido pelos secretários anteriores, confirma-se que estamos em um novo tempo na atividade turística! Apesar da grave crise por que passa o país, vivemos em Porto Seguro um tempo de esperança, de entusiasmo, colher o que plantamos nos últimos meses, sob a sua orientação.

As mudanças começaram no início do ano, com a escolha da equipe, montada sob indiscutíveis critérios técnicos, a decisão de contratar consultorias especializadas para orientar as mudanças, e a grande parceria com o trade, que resultaram na construção do Direcionamento Estratégico, um projeto com a qualidade, a abrangência e a seriedade que o município merece, nos dá a certeza que este é um momento único. 

Sua gestão à frente da Secretaria de Cultura e Turismo tem sido marcada por outras lições. Uma das mais importantes, é a de ter promovido a integração das lideranças do setor em torno de um objetivo comum e claro: fazer de Porto Seguro o melhor e mais desejado destino turístico do Brasil. Considerando que essa atividade é a que mais gera emprego e renda na cidade, podemos ter a exata dimensão do papel que você, Beto, nos convidou desempenhar. 

A opção pelos programas de capacitação de agentes de viagens em mercados emissores, que tem sido um sucesso, com mais de 1.200 agências capacitadas, é prova de sua acurada visão de mercado, e do pragmatismo com que sempre pauta suas ações. A construção das novas marcas dos destinos, atendendo a uma antiga reivindicação das lideranças locais, foi mais um grande acerto da sua gestão, pois com esse recurso, mostramos ao mercado que temos produtos para todos os perfis de público, e que destinos consagrados.

Sua disponibilidade para ouvir a todos, a franqueza com que expõe e defende seus pontos de vista, e, principalmente, a clareza das metas e objetivos que você traçou para a sua gestão, dão uma amostra do quanto foi acertada a escolha do vice-prefeito e empresário do trade para dirigir a secretaria que mais representa a vocação econômica do município.

A julgar pelos resultados alcançados em tão pouco tempo, e com os que estão por vir, temos certeza de que estamos executando um projeto que transcende este governo, pois, a sua gestão prioriza o futuro da principal atividade econômica de Porto Seguro, o turismo.

Assim sendo, em nome das principais entidades do trade portos segurense, tornamos pública a nossa admiração pelo seu trabalho à frente da Sectur. Conte com nosso apoio, pois é inegável que a sua gestão pode ser apontada como um divisor de águas.

Secretaria de Cultura e Turismo
Ascom - Prefeitura de Porto Seguro